A vulgarização das certificações profissionais 2.0 – O caso do mercado de Conselheiros

Ainda que seja difícil reconhecer, por se tratar de um segmento no qual atuo, a realidade que temos hoje é de um país que sofre com a disseminação da baixa qualificação de profissionais, ou da construção de grupos fechados e favorecidos por fatores não necessariamente relacionados ao próprio mérito, ou por seu real perfil para…

Veja mais

Os desafios e dilemas de um conselheiro de PMEs

Atuar como conselheiro de empresas tem se tornado o caminho natural de carreira (ou da transição desta) para diversos profissionais, executivos e gestores. Se antes esse assunto parecia exclusivo de grandes empresas e corporações, especialmente para as chamadas sociedades anônimas (S.A.) – empresas de capital aberto, nos últimos anos a Governança Corporativa tem se tornado…

Veja mais

Disrupção, inovação e o ganho de valor a partir da conformidade efetiva

Ao longo dos últimos tempos venho “batendo na tecla” de que, no mundo do “compliance” ou conformidade, o qual passa pela implementação, cumprimento e certificação com base em requisitos ou diretrizes de excelência, sejam estes focados em modelos de gestão de empresas, qualificação técnica de profissionais de diversos segmentos, requisitos de projeto/fabricação de produtos ou…

Veja mais

A gestão de riscos como método para aumentar valor e produtividade das organizações

Qual o propósito da existência de metodologias e ferramentas de gestão de risco? Se essa pergunta fosse feita a um grupo aleatório de pessoas, de diversas formações, muito provavelmente a imensa maioria responderia algo como: “o foco da gestão de riscos é prever e tratar grandes ameaças, problemas, perdas”. Este é o primeiro engano que…

Veja mais

Contradições brasileiras: Ambiente de negócios hostil, Cultura imediatista e a Baixa Competitividade

Imagine-se em uma floresta selvagem e extremamente hostil. Poucos recursos, predadores, clima insalubre etc. Agora, vamos considerar que você não teve a opção de escolha em estar ali neste momento, porém teve vários anos para se preparar. O que você teria feito ao longo desse tempo? Não é novidade para qualquer empresário, ex-empresário e gestor,…

Veja mais

O maior pecado da implantação e certificação de sistemas de gestão no Brasil

Se você acompanha meu conteúdo com frequência por aqui, sabe o quanto falo sobre pensamentos e estratégias errôneas que a maioria das organizações têm acerca dos aspectos de implementação e certificação de sistemas de gestão. Entre tudo o que já vi e continuo presenciando, existe uma falha que considero ser o maior pecado da implantação…

Veja mais

Por que a inovação não depende somente de inspiração?

Entre os anos de 2015 e 2016, período do auge da Operação Lava-Jato, tive a oportunidade de participar diretamente da construção de um modelo de certificação de gestão diferenciado e dedicado aos programas de integridade, ou sistemas de gestão anticorrupção, implementados em organizações. A minha experiência profissional na implementação e certificação de sistemas de gestão…

Veja mais